quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação - Criatividade na escola.

"Hoje, já é do conhecimento geral que o mundo enfrenta uma grave crise climática", argumenta Sir Ken Robinson em uma de suas palestras apresentadas a seguir. 

E continua, "Existe uma outra crise, tão importante quanto a anterior e que, como aquela, deve ser enfrentada com ousadia e urgência: A crise de recursos humanos".

O mercado de trabalho hoje se encontra numa grave contradição. De um lado, as novas tecnologias reduzem os postos de trabalho menos qualificados e, de outro lado, existe uma grande procura, não atendida diga-se de passagem, por mão de obra qualificada. 

Sir Ken Robinson vai além. Defende que nossas escolas devem cultivar a criatividade dos alunos e não apenas se preocupar com a preparação para o trabalho. Temos hoje escolas que fornecem uma educação "fast food" que empobrece as mentes dos nossos alunos no mesmo modo que esse tipo de comida lhes tira a saúde.

A sua primeira palestra, " As escolas matam a criatividade dos jovens", gravada em Fevereiro de 2006 pela TED.com, com tradução de Renan Botelho, é apresentada abaixo.





Na sua segunda palestra, gravada em Fevereiro de 2010, pela TED.com, com tradução para o Português de Túlio Leão, Sir Ken Robinson lança um desafio: "A escola não necessita de evolução ou aprimoramento. Tragam a revolução para a escola!".




Para assistir as demais palestras da TED.com legendadas em português, clique aqui.


Produção: http://www.ted.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...