segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Site interessante - A Tabela Periódica dos Elementos Químicos em Português.

Desde o ano de 2008 o professor Martyn Poliakoff  em parceria com o videojornalista Brady Harman e outros sete químicos da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, produz para a internet a série The Periodic Table of Videos.

Nesta Tabela Periódica dos Vídeos a equipe explica, em episódios bem-humorados de cinco minutos, os elementos químicos. O trabalho desta equipe pode ser acompanhado aqui.

Agora, parte dos vídeos do The Periodic Table of Videos ganhou legendas em português graças ao trabalho de  Luis Brudnar, professor de Química da Universidade Federal dos Pampas (Unipampa).

O professor Luis, junto com sua equipe, mantém um interessante projeto de divulgação científica. O site Tabela Periódica (no endereço www.tabelaperiodica.org)  faz parte deste projeto. Acesse o site clicando aqui.


Na página inicial do site está disponível a Tabela Períodica, disposta na sua forma tradicional. Clique no elemento químico desejado. Você abrirá uma página com as informações técnicas sobre este elemento e, mais importante, poderá assistir também a um video no qual será exibido, entre outras coisas, uma amostra deste elemento químico e exemplos de onde e como ele é usado.

Não devemos subestimar a importância disto para os alunos pois, na maioria dos casos, nas nossas salas de aula, fala-se sobre os elementos químicos sem dar a oprotunidade ao aluno de, pelo menos, conhecer a sua aparência e utilidade.

O site, no entanto, tem mais a mostrar. Na página Fotos e imagens, por exemplo, você encontrará uma série de artigos interessantes sobre os elementos químicos e o uso deles na indústria e na pesquisa científica.

Visite o site clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...