terça-feira, 15 de março de 2011

Exemplo - Representação gráfica dos vetores.

No ensino médio trabalhamos com uma representação gráfica das grandezas vetoriais: As setas. No modelo das setas o tamanho da seta, uma vez escolhida uma escala conveniente, nos dá a intensidade ( ou o módulo ) do vetor. A inclinação e a ponta da seta nos dão a direção e o sentido da grandeza vetorial representada. No nosso estudo as setas são usadas para representar grandezas vetoriais tais como a velocidade, a força, a aceleração,o campo elétrico,etc.

Uma maneira interessante de usar as setas é mostrada no mapa abaixo. É um mapa da previsão de altura significativa e direção das ondas em escala global. O mapa é feito pelo CPTEC ( Centro de previsão do tempo e estudos climáticos ) do INPE.



Note como as setas são usadas para indicar a direção das ondas. A pós uma rápida olhadela você obtém uma visão geral da movimentação da água na superfície dos oceanos naquele momento. Imagine a utilidade disto para alguém que navega pelos mares.

Além da setas usamos também as cores para transmitir informação. Note a "escala de cores" sob o gráfico. A cor azul indica as menores alturas, a vermelha as maiores. Responda depois de olhar o gráfico: Em que regiões da Terra as ondas são maiores no dia 9/03/2011?

Uma maneira ainda mais informativa de mostrar os dados é através de um gráfico animado. Nele as setas variam de tamanho e direção indicando a variação da grandeza ao longo do tempo.


Abra a animação. No painel de controle clique em "carregar a animação". Observe a variação das setas. Lembre-se que todos esses dados que estão sintetizados nas setas são na verdade colunas de números coletados pelos satélites e bóias espalhadas por todos os oceanos da Terra.

Olhar para um monte de números, se você não for um técnico, deve ser cansativo e pouco informativo. Por outro lado quando se usa um gráfico para disponibilizar os dados toda a informação chega a você de uma maneira bem mais agradável: Através da variação de uma seta.


Visite o site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...