segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula - A natureza da radiação eletromagnética.

Afinal de contas: De que é feito a luz?

Uma resposta irônica mas não de todo errada é: A luz, nas segundas, terças e quartas é feita de partículas. Nas quintas, sextas e sábados é uma onda. E nos domingos ela descansa pois ninguém é de ferro.

Sir Isaac Newton pensava que a luz era feita de partículas. Partículas muito, muito pequenas. Esta maneira de pensar explicava o comportamento da luz que então se conhecia.

Com o tempo foi-se descobrindo que a luz, em certas situações, se comportava de uma maneira que era muito difícil de explicar pensando nela como feita de partículas. Ela sofria difração, por exemplo. Em outras palavras, a luz se comportava como uma onda. Era o que afirmava Christian Hygens, matemático, astrônomo e físico holandês.

Hoje, qual o nosso entendimento sobre a natureza da luz, isto é, sobre a natureza da radiação eletromagnética?

Abra a animação. Temos uma apresentação do Cptec, centro de estudos climáticos do INPE.

Veja que ainda hoje a natureza da luz é objeto de intensa pesquisa e que o seu comportamento estranho fala mais sobre as nossas limitações do que sobre a natureza. Em outras palavras: Talvez as nossas perguntas estejam sendo feitas da maneira errada.

Se perguntamos de uma determinada maneira a luz responde com um comportamento ondulatório. Se a pergunta, isto é, o experimento é feito de outra maneira prevalece o comportamento de partícula.

Estranho? Sim, é estranho. No entanto, o importante é que a teoria ( Mecânica Quântica ) funciona.

Pensando na luz como uma onda podemos aproveitar para fazer um exercício. Use a equação da velocidade de propagração apresentada. Observe ainda um aspecto interessante: A luz varia a sua velocidade quando muda o meio em que ela se propaga.

Abra a animação. Regule a altura do som e clique em "avançar" ao fim de cada página.


Imagem 02: Christian Huygens,via commons.wikimedia.org

Imagem 01:Isaac Newton, via virtualmuseum.ca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...