quarta-feira, 2 de março de 2011

Exemplo - Reflexão da luz

A NASA tem em andamento uma missão cujo objetivo é a exploração do planeta mais próximo do sol: Mercúrio. A sonda usada se chama MESSENGER que, em maio de 2010, estava a 183 milhões de quilômetros da Terra. Na sua órbita de aproximação a sonda teve a sua câmara voltada no sentido oposto ao sol.
A seguir foi feita uma série de fotografias entre elas a que é mostrada abaixo. Nela o mais interessante são os dois pequenos pontos à esquerda, na parte inferior da fotografia. O ponto maior é o nosso planeta e o ponto menor a nossa Lua.

A sonda está próxima do sol. A intensidade da energia luminosa é grande. Note, no entanto, que a foto não mostra a luz que passa por ela. Claro, a luz não é visível. Somente a percebemos se um feixe luminoso atinge diretamente os nossos olhos ( ou a lente da câmera ).

Assim vemos o espaço e nele as únicas fontes de luz que percebemos são as estrelas. A luz solar somente é percebida quando, depois de refletida pela Terra e pela Lua, retorna à lente da câmera da nave.


Foto MESSENGER, via NASA


Faça uma visita à página da missão MESSENGER para maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...