quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Exercício - Linhas de força de um campo elétrico.

O campo elétrico é uma perturbação no espaço em volta de um corpo carregado eletricamente. Claro, o campo em si não pode ser visto mas ele exerce influência sobre qualquer outra partícula com carga elétrica colocada dentro de sua área de influência. Este efeito é a aceleração da partícula.

Uma representação gráfica tradicional do campo elétrico são as "linhas de força". Uma carga elétrica de prova colocada sobre uma linha de força é acelerada pelo campo ao longo da linha.

Vamos usar a animação para entender um pouco mais sobre as linhas de força de um campo elétrico.

Na animação temos duas cargas elétricas. A carga "q2" pode ter a sua intensidade variada pelo cursor à direita e o seu sinal trocado através do botão à esquerda.

  • Deixe as duas cargas com mesma intensidade. Troque o sinal de "q2".Note que a mesma intensidade das cargas leva a uma simetria das linhas de força. Observe o que acontece com elas quando o sinal da carga é trocado. Lembre-se de que duas cargas de mesmo sinal se repelem, de sinais opostos se atraem.
  • Coloque "q2" com intensidade nula. Observe as linhas de força e a sua distorção a medida que você aumenta a intensidade de "q2".
  • Repita o exercício agora com as cargas com sinais opostos.
Abra a animação e faça os exercícios e não esqueça: Uma carga elétrica de prova colocada sobre uma linha de força do campo vai ser acelerada por ele ao longo da linha num sentido ou em outro de acordo com o sinal da carga de prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...