sábado, 14 de agosto de 2010

Exemplo - Conservação da energia mecânica.

A energia mecânica nada mais é que a soma das energias potencial e cinética. Para um sistema fechado onde não existam forças dissipativas a energia mecânica se conserva, isto é, a qualquer tempo as energias potencial e cinética podem variar mas a soma delas se mantém constante.

A animação mostra o sistema massa-mola. No caso o atrito é desprezível potanto não há forças dissipativas atuando. Isto faz com que a emergia mecânica do sistema se conserve, ou seja, vale o teorema da conservação da energia mecânica.

Note que o bloco possui uma certa energia cinética. A energia potencial elástica é armazenada na mola. O trabalho realizado pela força elástica transfere a energia da mola para o bloco e vice-versa.

Quando a velocidade do bloco é nula ( nos extremos do movimento de oscilação ) toda energia mecânica está na mola, como energia potencial. A energia cinética é nula.

Por outro lado, quando a mola retorna a sua posição de repouso ( sem distensão ) a velocidade do bloco é máxima e a energia mecânica está toda no bloco como energia cinética. A energia potencial é nula.

Observe e estude com cuidado a animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...