domingo, 1 de agosto de 2010

Exemplo - O mapa do Universo conhecido.

Você certamente já viu o mapa da sua cidade, do Brasil e mesmo dos continentes e oceanos da Terra. Mas qual seria o mapa do universo que conhecemos?. O Museu Americano de História Natural produziu um mapa com os dados mais recentes e você o conhecerá assistindo ao filme.

ATENÇÃO: Toda essa estrutura, dos planetas às galáxias, é construída pela força gravitacional.

Seria importante que você observasse:
  • Nossa viagem começa no Himalaia. Vemos a seguir as órbitas dos satélites artificiais que estão em torno do planeta. Observe na parte de baixo as distâncias, medidas em anos-luz.
  • Repare que "ano-luz" é também uma medida de tempo. A luz das estrelas no céu nos mostra o passado. A luz que vemos de uma estrela a 10 anos-luz de distância é a luz da estrela que existiu a 10 anos atrás.
  • Vemos a órbita da Lua, dos outros planetas e as constelações do zodíaco. O sol a um dia-luz de distância ainda é a estrela mais brilhante. Logo depois se confunde com todas as outras.
  • Nada é mais rápido que a radiação eletromagnética (luz, ondas de rádio, televisão) quando se propaga no vácuo. Os primeiros sinais de rádio emitidos por nós estão agora a 70 anos-luz de distância. Além dessa distância, veja a esfera azul, ninguém sabe da nossa existência.
  • Nossa galáxia (a Via Láctea) a 100.000 anos-luz.
  • O grupo local e as galáxias mais próximas a 1 milhão de anos-luz.
  • O mapa geral das galáxias que podemos ver. Note que a área escura são a parte do céu que ainda não foi mapeada.
  • Os Quasares são os objetos mais longínquos que podemos observar. Completando o quadro temos a "radiação de fundo". É a radiação emitida no nascimento do universo e que ainda hoje pode ser observada. Ela nos chega de todas as direções e emoldura os limites do universo conhecido.

Agora, de volta para casa. Você já reparou que esta seria a "paisagem " que um ET veria ao se aproximar da Terra para uma visita?


3 comentários:

  1. Maravilhoso!!!Senti uma forte comoção! Dá pra sentir a presença de Deus em toda essa inexplicável grandiosidade infinita. Ou será que é finita?

    ResponderExcluir
  2. É impressionante, muito lindo sem comentar que foi meu pai que fez. Ele é simplesmente...Sem palavras.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho qe o universo não tem forma. Pode ser considerado imponsiverl de imaginar essa forma. A limitação humana de descoberta dos limites do universo são alias uma ansia que assombra o o pensamento humano. Nunca iremos saber onde tudo começa e onde fica a fronteira deste unverso?
    Que tal preparar uma epopeia ao universo com base nos proncipios já utilizados em filmes tais como a guerra das estrelas e outros. Uma comunindade a viver no espaço a procura de ampliar o conhecimento desta "humanidade"...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...