quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Aula - A força elástica e a lei de Hooke - 2.

Estude com cuidado a animação . Nela é mostrada a força "F" exercida por uma mola sobre um bloco. Essa força é dada pela "Lei de Hooke".
  • A força elástica é representada pela seta vermelha sobre o bloco. Na animação a força de atrito é considerada desprezível.
  • A posição de repouso da mola é dada pelo lado direito do bloco. Observe: Quando o lado direito está sobre a posição zero do eixo a força é nula.
  • O sentido da força é sempre o oposto ao da velocidade do bloco.
  • A força elástica é máxima quando a velocidade do bloco é nula ( nos extremos do movimento oscilante do bloco ) e nula quando a velocidade é máxima ( sobre a posição zero do eixo ).
  • Observe que a intensidade da força elástica não é constante. Ao contrário, ela muda proporcionalmente à distensão "x" da mola.

Observe e estude com cuidado a animação . A força elástica é dada pela "lei de Hooke" cujas características são dadas aqui.

Note ainda que estamos sempre considerando que não existe a possibilidade de deformação permanente da mola. Quando as forças envolvidas são suficientemente intensas para causar esse tipo de efeito a "Lei de Hooke" não é válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...