quinta-feira, 6 de junho de 2013

Exemplo - Mostrando a biologia que não é possível ver.

  A maioria das informações do mundo externo que possibilitam a nossa sobrevivência, isto é, a nossa interação com o mundo exterior, nos chega pela visão.

  O que nossos olhos  captam são os raios luminosos proveniente da reflexão difusa da luz ambiente nos objetos a nossa volta. No entanto, não é todo tipo de luz que sensibiliza nossos  olhos. 

  Na verdade, somente percebemos uma estreita faixa do amplo leque de frequências existentes no espectro eletromagnético. Para as frequências aquém ou além desses limites estreitos somos tão cegos como um toco de pau.

  Essa pequena faixa de frequência da luz visível limita o tamanho dos objetos que podem ser vistos pois, para objetos pequenos a luz não reflete ao atingi-los, ela simplesmente passa por eles num processo chamado de Difração.

  Por isto é difícil enxergar uma pulga e impossível de ver uma bactéria ou qualquer uma das pequenas estruturas moleculares existentes no nosso organismo. Mas isto não quer disser que elas estão fora do nosso alcance. Afinal temos a arte e a ciência.

  É este o trabalho de Drew Berry, um animador americano que se dedica a fazer animações das estruturas moleculares, como o DNA,  com grande rigor científico.





  As legendas do vídeo são de Isabel Villan.






Produção do vídeo: Ted. com. Um site com apresentações interessantes de pessoas inteligentes sobre ideias mais interessantes ainda. As palestras tratam de  cultura, tecnologia, ciência e educação.

Assista aqui as palestras com legendas em Português.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...