segunda-feira, 3 de junho de 2013

Exemplo - Efeitos da pressão atmosférica.

  Os estudos que resultaram na descoberta da pressão atmosférica e na obtenção do vácuo foram desenvolvidos na Europa no século XVII. 

  Participaram dessa pesquisa cientistas como Evangelista Torricelli e Blaise Pascal. A existência do vácuo e da pressão do ar atmosférico foi estabelecida de maneira sensacional com a clássica experiência de Otto Von Guerricke com os hemisférios de aço (Veja ilustração acima).

  Por volta de 1650, Von Guerricke construiu uma das primeiras bombas de vácuo. Com esse instrumento resolveu pesquisar a possibilidade da existência do vácuo negada pela física de Aristóteles. Com esse objetivo realizou o seu mais famoso experimento, na cidade de Magdeburg, Alemanha.

   Ele uniu dois hemisférios de aço hermeticamente vedados e retirou o ar do interior da esfera assim formada. Várias parelhas de cavalos não foram capazes de separar os hemisférios. Isto mostrou que a diferença de pressão do interior da esfera e a pressão atmosférica era grande o suficiente para mante-los unidos. Os hemisférios se separaram facilmente quando o ar foi reintroduzido.

  No vídeo a seguir vemos, de forma bem dramática, do que é capaz essa mesma diferença de pressão. Ao fazer o esvaziamento do container mostrado no vídeo deve-se, ao mesmo tempo, arejar o seu interior. Isto evita a criação da diferença de pressão.

  Ao que tudo indica os responsáveis  pelo descarregamento do container abaixo esqueceram desse detalhe. Veja no vídeo!









Vídeo produzido por Zealandzen, disponível no site AllThingsScience, um site sobre ciências.


Informação via: teachersFirst, um site que classifica e testa sites interessantes para o ensino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...