segunda-feira, 10 de junho de 2013

Artes - Coleções de Arte Plástica brasileira na internet.

 O Google Cultural Institute apresenta a iniciativa Art Project que se propõe a digitalizar as coleções de instituições culturais do mundo inteiro e disponibiliza-las pela internet.

  Atualmente estão registradas no projeto de mais de 260 coleções de quatro continentes que exibem obras como a do detalhe acima, uma tela de Charles Landseer, de 1827, exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Para visitar a relação das instituições envolvidas clique aqui.

  O Art Project está online desde 2011, é um serviço de visita virtual a museus que oferece a possibilidade de visualizar obras de arte digitalizadas em alta qualidade. Ao todo, obras de 150 museus de 30 países estão disponíveis para serem vistas pela internet, incluindo 10 na América Latina. De todo esse acervo, 30 mil obras podem ser vistas em 360 graus. Para isto escolha o museu e clique no ícone do homenzinho amarelo.

  Entre essas instituições estão duas brasileiras: A Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM.

  Na coleção da Pinacoteca, que você pode acessar aqui, está a tela de José Wasth Rodrigues, retratando a cidade de Ouro Preto, cujo detalhe você pode ver abaixo.




 A outra grande coleção representante das artes plásticas do Brasil presente online é a coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Clique aqui para visita-la.









Art Project é uma iniciativa do Google Cultural Institute. Desejando conhecer os demais projetos do instituto clique aqui




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...