quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Motivação - Por quê investir na Ciência.

A foto ao lado foi tirada pelos astronautas da Missão Apolo 8, da NASA, no ano de 1968. Este ano, como é do conhecimento geral, foi de grande turbulência social no mundo e no Brasil.

Nós, aqui, envolvidos na luta diária pela sobrevivência e de repente lá estava ela: Pequena, frágil, envolta pelo seu manto azul salpicado por nuvens brancas. O nosso Lar.

A fotografia não exibia as fronteiras marcadas nos nossos mapas e nas nossas mentes. Aquela foto nos indicava, apenas por mostrar uma pequena e plácida mancha azul pairando na escuridão do espaço, que éramos todos irmãos. Nós, os humanos, e todas as espécies que vivem conosco. Ela mostra o que São Francisco de Assis intuiu com o coração.

A foto acima foi apenas um dos produtos do programa Apolo da Nasa. Fazer Ciência envolve custos e, em tempos de crise social e econômica, levantam-se vozes contra a aplicação de recursos no financiamento das pesquisas científicas. Principalmente naquelas que não apresentam a possibilidade imediata de aplicação tecnológica, isto é, nas pesquisas motivadas pela curiosidade humana.

O físico inglês, Brian Cox, argumenta na sua palestra para a organização TED em favor dessas pesquisas. Veja no vídeo a seguir. Ative as legendas em Português.


Se desejar assista a palestra no site da TED. Clique aqui.

Para assistir aos vídeos das demais palestras traduzidas para o português acesse esta página.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...