quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exemplo - Como os Elementos Químicos foram e são criados.

Os antigos Alquimistas tentaram durante um longo período a transmutação dos elementos químicos. Transformar Chumbo em Ouro, por exemplo. Não conseguiram. Coitados! Não tinham fogo nem uma panela de pressão  grande o suficiente.

Para nós, os elementos químicos são as estruturas mais estáveis  e nos parecem eternos. Não é bem assim. Eles foram construídos em algum momento do passado..

Na verdade, alguns elementos químicos foram construídos no início do universo, antes do nascimento da primeira estrela. São eles o Hidrogênio e o Hélio. Os átomos mais simples. Os demais átomos vieram depois e foram e estão sendo criados em lugares muito especiais onde existem pressão e temperaturas altas o suficiente: O interior das estrelas.

No vídeo a seguir você verá uma exposição dos conceitos básicos envolvidos no processo de criação dos elementos químicos: A fusão nuclear. Vamos acompanhar a busca de um jovem guitarrista pela resposta à questão de como foi criado o elemento químico Ferro de que são feitas as cordas de sua guitarra.

O vídeo foi produzido por Jane Gregório-Hetem (do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP) e Annibal Hetem Jr. (da Universidade Federal do ABC). O  projeto gráfico e as ilustrações são de Marlon Tenório,







Informação via: Tabela Periódica.org. Site sobre Química para estudantes do Ensino Médio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...