segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exemplo - A Inércia. A primeira Lei de Newton.

Estamos estudando a Primeira Lei do movimento de Newton, também chamada Lei da Inércia. 

Em linguagem popular esta Lei afirma que um objeto somente altera a sua velocidade quando alguém, ou alguma coisa, exerce sobre ele uma força.

Esta propriedade dos objetos é chamada Inércia. Segundo Newton,  todos os objetos com massa possuem Inércia. Entre esses objetos com massa estão os ovos de galinha.

Na demonstração a seguir, filmada pelos alunos da Ellis Elementary School, uma escola americana de ensino fundamental, veremos a primeira lei em ação.

Na primeira montagem mostrada no vídeo, um ovo está em repouso sobre um tubo de papelão que está apoiado sobre um prato e este, por sua vez, está apoiado sobre um copo.

A força gravitacional está atuando sobre o ovo. Quando o apoio do tubo de papelão for retirado o ovo será acelerado por ela na direção vertical, para baixo, e deve entrar pela boca do copo. Repare que o ovo e o copo estão na mesma linha vertical.

No entanto, segundo a Primeira Lei de Newton, isto acontece somente se não houver outra força, numa direção diferente da vertical, atuando sobre o ovo. Se existir uma força lateral atuando sobre o ovo ele deve se desviar para o lado e cair fora do copo.

Quando a aluna tenta, pela primeira vez, retirar o apoio, ela o faz lentamente. Isto permite que um impulso, na direção horizontal, seja transferido ao ovo. Ele é então deslocado para o lado e cai fora do copo.

Na segunda tentativa, a aluna age rapidamente e nenhum Impulso lateral é transmitido ao ovo pelo tubo. Assim, como prevê a Primeira Lei de Newton, o ovo não sofre desvio e cai dentro  no copo.



Na segunda demonstração (Veja a foto no topo da página), o aluno retira rapidamente o papel sob a caneca e os copos. Esta rapidez não permite que a força de atrito nos objetos sobre o papel dê a eles um impulso na direção horizontal e assim, como afirma a  lei da Inércia, eles não se movimentam horizontalmente junto com o papel.

Veja outro vídeo com outra demonstração da primeira lei de Newton clicando aqui.



Produção: Next Vista for Learning, um site da NextVista.org, oferece uma coleção de vídeos educacionais de autoria de professores e alunos sob licença Criative Commons.







Um comentário:

  1. O Big-Bang comprovadamente há 13,5 bilhões de
    anos única matéria pré-existente formada no seu conteúdo de energia atômica e que constava de
    macro-nutrientes e micro-nutrientes em que se transformou dando origem as Galáxias, Planetas e
    Cometas, onde circundam poeira cosmicas também.
    -N,P,K,Ca,Mg,Enx,F,B,Z,Co e outros benéficos...
    Onde temos Césio, Uranio no termocular,temos outros à descobrir no Planeta terra ou mesmo em outros Planetas que fazem parte da família Hé
    lio ?...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...