quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Exemplo - Imagens dos locais de pouso das naves do programa Apolo.

A Agência americana NASA gerencia um programa de preparação para o retorno dos americanos à Lua. A missão LRO  de reconhecimento lunar é parte desse esforço.

A nave robô pesquisa os recursos lunares, procura por água  e mapeia a superfície do nosso satélite. Se desejar acesse mais informações sobre o programa aqui.

A sonda LRO, Lunar Reconnaissance Orbiter, analisa a superfície da     nossa lua em várias faixas do espectro eletromagnetico. Faz também um levantamento do relevo lunar na faixa da luz visível. No vídeo abaixo veremos um trecho desse filme.

Sempre que menciono, nas minhas aulas, a saga do programa Apolo e o pouso dos americanos na Lua, sem exceção, pelo menos um  aluno levanta alguma teoria da conspiração: O pouso foi uma farsa.

Pois bem. A sonda filmou os locais da alunissagem dos módulos de descida das naves Apolo, missões 12, 14 e 17, com definição inédita. Você pode observar também os aparelhos deixados na superfície da Lua e até as pegadas deixadas pelos astronautas. Veja o vídeo abaixo.




Claro, pode-se alegar que este filme também é falso. Mas neste caso....








O vídeo pode ser encontrado no site Space.com.




Produção do vídeo: Goddard Space Center, divisão da Agência americana NASA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...