Estamos estudando a Primeira Lei do movimento de Newton, também chamada Lei da Inércia.
Em linguagem popular esta Lei afirma que um objeto somente altera a sua velocidade quando alguém, ou alguma coisa, exerce sobre ele uma força.
Esta propriedade dos objetos é chamada Inércia. Segundo Newton, todos os objetos com massa possuem Inércia. Entre esses objetos com massa estão os ovos de galinha.
Na demonstração a seguir, filmada pelos alunos da Ellis Elementary School, uma escola americana de ensino fundamental, veremos a primeira lei em ação.
Na primeira montagem mostrada no vídeo, um ovo está em repouso sobre um tubo de papelão que está apoiado sobre um prato e este, por sua vez, está apoiado sobre um copo.
A força gravitacional está atuando sobre o ovo. Quando o apoio do tubo de papelão for retirado o ovo será acelerado por ela na direção vertical, para baixo, e deve entrar pela boca do copo. Repare que o ovo e o copo estão na mesma linha vertical.
No entanto, segundo a Primeira Lei de Newton, isto acontece somente se não houver outra força, numa direção diferente da vertical, atuando sobre o ovo. Se existir uma força lateral atuando sobre o ovo ele deve se desviar para o lado e cair fora do copo.
Quando a aluna tenta, pela primeira vez, retirar o apoio, ela o faz lentamente. Isto permite que um impulso, na direção horizontal, seja transferido ao ovo. Ele é então deslocado para o lado e cai fora do copo.
Na segunda tentativa, a aluna age rapidamente e nenhum Impulso lateral é transmitido ao ovo pelo tubo. Assim, como prevê a Primeira Lei de Newton, o ovo não sofre desvio e cai dentro no copo.
Na segunda demonstração (Veja a foto no topo da página), o aluno retira rapidamente o papel sob a caneca e os copos. Esta rapidez não permite que a força de atrito nos objetos sobre o papel dê a eles um impulso na direção horizontal e assim, como afirma a lei da Inércia, eles não se movimentam horizontalmente junto com o papel.
Veja outro vídeo com outra demonstração da primeira lei de Newton clicando
aqui.
Produção:
Next Vista for Learning, um site da NextVista.org, oferece uma coleção de vídeos educacionais de autoria de professores e alunos sob licença Criative Commons.