Segundo o The World Bank Open Data, no ano de 2010, 216 milhões de pessoas, 3,15% da população mundial, viviam fora dos seus países de origem. São migrantes por vontade própria ou refugiados por razões políticas ou econômicas.
Viver num país estrangeiro é sempre difícil. Veja os recentes acontecimentos na Europa. Os migrantes são sempre discriminados e, algumas vezes, o "bode expiatório" de todos os males.
Como seria o fluxo dessas pessoas de país a país? Quais as quantidades envolvidas? Quais países são os pólos recebedores da migração? Quais os países de origem?
Mostrar estes dados de maneira clara é o propósito do site peoplemovin . O site é um projeto experimental de visualização de dados de Carlo Zapponi.
No site são apresentada duas barras verticais. A barra da direita mostra os dados da população de imigrantes, por país. Passe o mouse pela barra e será mostrado o nome do país. Eles estão ordenados por ordem alfabética, de cima para baixo. Clique sobre a barra e será mostrado também os dados sobre os países de origem da população recebida.
As curvas ligam o país emissor, na barra da esquerda, ao país receptor da população, na barra da direita.
população brasileira de imigrantes-2010 |
Na barra da esquerda estão relacionados, país a país, os dados sobre a emigração. Clicando sobre a barra, no país desejado, será mostrado os números da população migrante por país de destino e um gráfico. Nele as curvas levam ao país de destino dos migrantes.
População brasileira de emigrantes-2010 |
Clique aqui para acessar o site. Bom estudo!
Informação via: Flowing Data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário