quinta-feira, 26 de maio de 2011

Site interessante - Roubaram o nosso céu noturno.

 Nossa espécie viveu a grande maioria de seus dias na Terra em cavernas ou  dormindo sob a proteção da "grande tenda do céu noturno".

Olhando o céu com respeito e temor ao longo das noites e observando as suas estrelas, galáxias, nebulosas e planetas nossos antepassados sonharam, criaram  deuses e, no devido tempo,  este mesmo céu, com sua beleza e mistério, forneceu inspiração para um outro tipo de conhecimento... e a ciência começou.

O tempo não para, a história não pode deixar de ser construída e, com o progresso, inventamos a iluminação artificial e nossas noites se iluminaram. Aos poucos a iluminação pública poluiu a escuridão da noite e nos roubou o céu noturno com suas estrelas, seus mistérios e a sua capacidade de nos fazer sonhar.

A algum tempo atrás o norte americano, de seattle, Nick Risinger, um astrônomo amador, percorreu milhares de quilômetros pelos henisférios norte e sul do planeta e, ao longo a viagem, tirou milhares de fotografias.  Com elas reconstruiu uma visão em 360° do céu noturno com o esplendor que as novas gerações não têm mais à disposição. Ele, ao fim da viagem, nos trouxe de volta o nosso céu noturno.

Esta visão panorâmica da Nossa Via Láctea está agora disponível a todos nós pela internet. Você pode desfruta-la aqui.  É mais interessante observar a montagem fotográfica em tela cheia. Faça isto clicando no último botão à direita, na parte central e inferior da tela.

Para girar na a montagem na horizontal clique nos botões "->", "Look right"; "<-", "Look left" no mesmo lugar. Clicando nos botôes "look up" e "Look dowm" gira-se a montagem fotográfica na vertical.

Outra opção interessante é desenhar no céu as constelações. Faça isto clicando no primeiro botão situado na parte inferior da tela, no centro, à esquerda.

Aprecie a vista. Os borrões escuros são as imensas nuvens de gás entre as estrelas. Note a estrela Polar (Polaris) na constelação da  Ursa Menor ( Ursa minor). Está estrela está situada sobre o eixo de rotação da Terra e por isto é usada  como referência para navegação no hemisfério norte. Note ainda as nossas "Três Marias". na constelação de Órion e Alpha Centauri, sa estrela mais próxima do nosso sol.

Pode-se optar também por estudar os detalhes. Abrindo esta página você será levado a uma fotografia de corpo inteiro da Via Láctea tal como a vemos.

Lembre-se: Nós estamos dentro dela! Nossa galáxia vista de fora tem a forma espiral com vários braços. Vista de fora ela se assemelha à galaxia da foto abaixo.


Com os controles "+" e "-" ou clicando no lugar desejado você obtém mais ou menos aproximação ( zoom ) e poderá observar os detalhes da estrutura. Assista em tela cheia clicando no último botão à direita na parte inferior da tela.

Tenha um bom divertimento! Sonhe e se inspire como nossos avós.


Visite o site: Photopic Sky Survey

Informação: via open culture

Imagens: Nasa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...