Estamos estudando os gráficos cartesianos usados na cinemática. Temos gráficos que descrevem a evolução com o tempo das posições ocupadas por um objeto; outros descrevem a evolução da velocidade e, finalmente, outros que descrevem o comportamento da aceleração de um objeto em movimento.
Desta vez vamos nos concentrar nos gráficos do tipo "aceleração X tempo".
Na animação selecione as caixas "of graphs" para a opção "one". Na caixa "Top graphs" deve-se selecionar "aceleration". Na caixa "interval" selecione quinze segundos.
Nos exercícios a seguir vamos tentar entender os seguintes aspectos:
Desta vez vamos nos concentrar nos gráficos do tipo "aceleração X tempo".
Na animação selecione as caixas "of graphs" para a opção "one". Na caixa "Top graphs" deve-se selecionar "aceleration". Na caixa "interval" selecione quinze segundos.
Nos exercícios a seguir vamos tentar entender os seguintes aspectos:
- Como devemos "ler" no gráfico o significado de uma reta horizontal ?
- Como devemos "ler" no gráfico o significado de uma reta inclinada ?
Observe que agora no eixo vertical temos plotado os valores da aceleração. Então, neste caso a inclinação do gráfico não tem significado físico.
Mova o menino da casa para a escola, sempre acelerando, em seguida faça o mesmo da escola para a casa. Quanto maior a rapidez com que a você muda a velocidade maior será a altura do gráfico.Observe ainda que a aceleração torna-se negativa no movimento de volta.
Agora mova o menino com velocidade constante. Note que o gráfico torna-se uma linha reta sobre o eixo horizontal ( isto significa que a grandeza representa no eixo vertical, a aceleração, permanece constante e nesse caso, nula ).
Faça uma experiência ( é difícil conseguir mas tente ): mova o menino com aceleração constante durante um trecho do caminho, pare por um tempo depois recomece o movimento. Explique a forma do gráfico?
Para abrir a animação siga o link.
Mova o menino da casa para a escola, sempre acelerando, em seguida faça o mesmo da escola para a casa. Quanto maior a rapidez com que a você muda a velocidade maior será a altura do gráfico.Observe ainda que a aceleração torna-se negativa no movimento de volta.
Agora mova o menino com velocidade constante. Note que o gráfico torna-se uma linha reta sobre o eixo horizontal ( isto significa que a grandeza representa no eixo vertical, a aceleração, permanece constante e nesse caso, nula ).
Faça uma experiência ( é difícil conseguir mas tente ): mova o menino com aceleração constante durante um trecho do caminho, pare por um tempo depois recomece o movimento. Explique a forma do gráfico?
Para abrir a animação siga o link.
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