segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Exemplo - Voando por entre as Galáxias.

Você certamente tem uma ideia nítida do mapa do seu bairro e de sua cidade. Já viu os mapas do Brasil e o mapa dos cinco continentes.

Nesses dias dominados pela Internet é quase impossível não se ter uma ideia geral do aspecto do nosso sistema solar e até da nossa galáxia, a Via Láctea.

Mas, qual seria aparência do conjunto de galáxias. Como seria a aparência do Universo em grande escala?

Miguel Aragon e Alex Szalay da Universidade Johns Hopkins  e Mark Subbarao do Planetário Adler produziram a animação que você pode ver abaixo.

A animação mostra a posição de milhares de galáxias e quasares distantes até 1,3 bilhões de anos-luz da Terra. Os dados são do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) Data Release 7. Um dos objetivos da Sloan é o mapeamento do universo conhecido.

A animação é feita do ponto de vista de alguém situado numa nave que navega por entre as galáxias e é capaz de se deslocar numa velocidade maior que a velocidade da luz. Pelo que sabemos, isto é impossível, mas somente com essa "liberdade poética" é possível construir a animação. As distâncias envolvidas são enormes.

Repare que os grandes aglomerados de galáxias estão posicionados de tal forma que parecem fios que rodeiam grandes espaços vazios, com se fossem uma teia de aranha em três dimensões.

Quem diria, o Universo se parece com uma teia!










Vídeo disponibilizado por: Canal Lawrence Berkeley National Laboratory, no Youtube.

Informação via: Larry Ferlazzo's blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...