segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Exemplo - O que causa as estações do ano?

É um erro comum  atribuir a causa das Estações do Ano à forma elíptica da órbita da Terra em torno do Sol. Isto leva a representação da órbita da Terra numa elipse alongada, o que é um exagero.

Na verdade, a órbita é quase circular. A variação da distância da Terra ao Sol é de aproximadamente de 5 milhões de quilômetros, uma variação pequena se comparada ao raio médio da órbita.

Na verdade, as estações do ano resultam da inclinação (~ 23º ) do eixo de rotação da Terra em relação à elíptica, isto é, ao plano formado pela órbita da Terra e o Sol. Veja foto acima.

A seguir vemos quatro fotos do satélite geoestacionário da EUMATSAT. As fotos foram tomadas a 36 mil quilômetros de altitude sobre o Equador (6,00 UTC) e mostram o continente africano no inicio de cada uma das estações. Uma linha imaginária ligando o satélite ao equador é perpendicular à linha ligando a Terra ao Sol. O satélite está sobre o meridiano de Greenwich.

A foto abaixo é de 21 de março, equinócio de outono, marca o início do outono no hemisfério sul. No equinócio o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, 12 horas. Repare como a linha que separa o dia da noite está na perpendicular.



A foto abaixo é de 21 de junho, solstício de inverno, marca o início do inverno no hemisfério sul. Repare que o pólo sul está sempre na sombra, uma noite de seis meses.


A foto abaixo é de 23 de setembro, equinócio da primavera, marca o início da primavera no hemisfério sul. No equinócio o dia e a noite têm exatamente a mesma duração, 12 horas. Repare como a linha que separa o dia da noite está na perpendicular.



A foto abaixo é de 21 de dezembro, Solstício de Verão, marca o início do verão no hemisfério sul. Repare que o pólo sul está sempre sob a luz solar, um dia de seis meses.




Para o hemisfério norte, claro, a situação se inverte. A foto original você encontra clicando aqui.




Imagem do topo de página: Astronomia e Astrofísica. Site do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Imagens: EUMETSAT. Serviço europeu de previsão e monitoramento do clima.


Informação via: Earth Science Picture of the Day.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...