quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Exemplo - O foco de um espelho curvilíneo.

Considere um feixe de raios luminosos provenientes de uma fonte situada  bem distante de um espelho curvilíneo. Nesta condição os raios luminosos que alcançam o espelho têm a mesma direção, isto é, são paralelos.

Se, além disto, eles incidem sobre o espelho numa direção paralela ao eixo principal, então, chamamos de ponto focal ou foco do espelho curvilíneo o ponto para onde os raios convergem depois de refletidos pelo espelho. Veja a foto acima.

Se o espelho for convexo a definição ainda se aplica mas, neste caso, devemos considerar como foco o ponto de convergência do prolongamento dos raios refletidos.

Para demonstrar o conceito vamos utilizar o vídeo da professora Rosa Brígida, do Instituto politécnico de Tomar, Portugal. No vídeo vários raios luminosos incidem sobre um espelho côncavo, paralelamente ao eixo principal do espelho.

Observe o raio que incide sobre o eixo principal. Note que ele passa pelo centro de curvatura do espelho e, portanto, reflete sobre si mesmo. Repare ainda como os outros raios são refletidos e como convergem sobre um ponto sobre o eixo principal do espelho.

Este ponto é o foco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...