quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aula - Transformação isocórica ou isovolumétrica dos gases.

Quando uma determinada massa de gás sofre uma transformação em que a pressão e a temperatura variam mas o volume é constante, a transformação é chamada isovolumétrica.

A teoria cinética dos gases (a teoria trata dos gases ideais) afirma que os gases são compostos por partículas muito pequenas e em grande número. Afirma ainda que a pressão que o gás exerce contra as paredes do recipiente que o contém é devido ao choque dessas partículas contra as paredes do recipiente.

Assim, abra a animação e vamos analisar algumas consequências dessas afirmações:

  • Se aumentarmos a temperatura do gás a velocidade média das partículas aumenta. Isto leva ao aumento do número de colisões contra as paredes num dado intervalo de tempo. Se a pressão se deve às colisões então a pressão deve aumentar. Isto se mantivermos o volume constante.

Vamos tentar criar uma imagem deste fenômeno. Abra a animação. Clique sobre ela duas vezes e depois use a tecla "seta para cima" para aumentar ou a tecla "seta para baixo" para diminuir a temperatura do gás.

Note que o volume do recipiente não muda. Observe que a diminuição da temperatura corresponde a diminuição da velocidade média das partículas do gás. Com isto ocorrem menos colisões contra as paredes num dado intervalo de tempo. O aumento da temperatura corresponde ao aumento desta velocidade média, ou seja, mais colisões. Assim, como afirma a teoria cinética dos gases, na transformação isovolumétrica ( volume constante ) a pressão do gás sobre as paredes aumentará com o aumento da temperatura ou diminuirá quando a temperatura diminuir.

3 comentários:

  1. Mto boa a explicação, rs.
    Passei aqui enquanto usava o Google pra tirar umas dúvidas sobre transformação isocórica. Vlw pelo help! Abraços e sucesso =)

    Sanderson

    ResponderExcluir
  2. legal me ajudou d+ um abraço paz §§§

    ResponderExcluir
  3. faz experiências aí, sugestão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...