quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Aula - Transformação isotérmica dos gases.

Quando uma determinada massa de gás é submetida a uma transformação onde o volume e a pressão variam mas a temperatura do gás permanece constante, a transformação é chamada isotérmica.

A teoria cinética dos gases ( a teoria trata dos gases ideais ) afirma que os gases são compostos por partículas muito pequenas e em grande número. Afirma ainda que a pressão que o gás exerce contra as paredes do recipiente que o contém é devido ao choque dessas partículas contra essas paredes.

Assim, abra a animação. Vamos analisar algumas conseqüências dessas afirmações:
  • Quando diminuímos o volume o espaço disponível para as partículas do gás diminui. Então, o número de colisões num determinado intervalo de tempo deve aumentar. Se a pressão se deve às colisões então a pressão aumenta.

Para manter a temperatura constante nessas condições é necessário que se permita a troca de calor entre o recipiente que contém o gás e o ambiente.

Abra a animação. Clique duas vezes sobre ela para ativar o controle da mudança do volume. Use então a tecla "seta para baixo" para diminuir o volume e a tecla "seta para cima" para aumenta-lo.

Observe que o número de colisões das partículas contra as paredes do recipiente aumenta quando diminuímos o volume. Isto leva ao aumento da pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...