quinta-feira, 6 de maio de 2010

Exemplo - Como colocar um satélite em órbita.

Certa vez Newton se perguntou: O que acontece com a trajetória do projétil se dispararmos um canhão colocado no topo de uma montanha bem alta? ( considere que o topo está acima da atmosfera ).

Claro,sabemos a resposta: a trajetória do projétil é parabólica.No entanto, note que a superfície da terra é curva. Logo ela vai " caindo " , à medida que nos afastamos, em relação a uma reta horizontal que toca a superfície na base da montanha.

Observe na animação a seguir que se a velocidade de disparo do canhão( na horizontal ) for cada vez maior o projétil vai descrever sucessivamente as trajetórias VD, VE, VF e VB.
Imagine o seguinte: Disparamos o canhão. O projétil vai caindo e corta a linha horizontal traçada pela base da montanha. Quando isso acontece imagine que a superfície tenha " caído " por uma altura igual a da montanha.Isso pode ser conseguido fazendo a velocidade de disparo suficientemente alta.Nesse ponto o projétil ainda se encontra na mesma altura que estava no momento do disparo. Como a superfície é esférica isso se repete, ou seja, o projétil continua caindo sem jamais atingir a superfície.Ele entrou em órbita.

Na aminação clique em " play " para disparar o canhão e em " reset " antes do próximo disparo.A cada disparo vá aumentando paulatimamente a velocidade horizontal do projétil através do controle " firing speed ". Observe com atenção a trajetória da bola vermelha ( o projétil ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...