quarta-feira, 3 de março de 2010

Aula - A trajetória depende do referencial

Um aspecto importante a se notar a respeito da trajetória descrita por um objeto em movimento é que a forma da trajetória depende do referencial adotado para descrever o movimento em questão. Então:


"A TRAJETÓRIA DEPENDE DO REFERENCIAL".

Para tonar claro o que acabamos de afirmar vamos analisar um exemplo dado pelo próprio Galileu em seu livro, ou seja, uma bola caindo junto ao mastro de um navio que se movimenta com velocidade uniforme. Sua queda é observada sob dois pontos de vista: Por um homem dentro do barco e por uma mulher em terra firme.

O homem vê a bola cair, numa trajetoria vertical, ao pé do mastro. A mulher vê a bola cair, numa trajetória curva, também ao pé do mastro. Note que a bola, em ambas as situações, atinge o pé do mastro do navio e além disso o faz ao mesmo tempo.

Por favor siga o link e analise a animação.

2 comentários:

  1. E se a bola cair de um distância maior, ela consegue atinge o pé do mastro mesmo assim ou cai um pouco longe?

    ResponderExcluir
  2. Moderador: Bruno,nas condições que estamos supondo,ou seja,não há qualquer outra força agindo sobre a bola exceto a força gravitacional e se a velocidade do barco for constante,então a bola sempre cai ao pé do mastro ( independente da altura ).

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...