segunda-feira, 1 de abril de 2013

Exemplo - O Hotel com infinitos quartos.

O conceito de infinito sempre fascinou os pensadores e, aqui entre nós, dá dor de cabeça só de pensar nele. Grandes matemáticos trabalharam com este conceito. Homens como G. Cantor e D. Hilbert (Veja a foto ao lado).

Na Física o infinito sempre foi problemático. Um dos grandes debates, logo no início da Física moderna, no qual participaram homens como G. Bruno, Copérnico, Kepler, Newton e Leibnitz, foi o que envolveu o confronto dos conceitos de Universo finito de Aristóteles contra o de Universo infinito dos modernos.

Para os físicos "infinito" significa problemas. Os matemáticos, ao contrário adoram. Um deles, chamado David Hilbert, para ilustrar as dificuldades e as esquisitices dos conjuntos infinitos imaginou um hotel com infinitos quartos, o "Hotel Hilbert".

Acompanhe, no vídeo a seguir, um dia típico neste hotel e as esquisitices que acontecem devido ao fato do hotel possuir um número  infinito de quartos.




O vídeo que você acabou de assistir foi produzido pela equipe M3, da UNICAMP, para a Matemática Multimídia.

A seguir um outro vídeo, agora da Open University inglesa. O assunto tratado é o mesmo. Desta vez, porém, narrado com  o senso de humor  típico dos britânicos.





Portanto: CUIDADO!!! Infinito não é um número muuuuuuito grande.






Imagem do topo de página: D. Hilbert. Propriedade de Wikimedia.org


O primeiro vídeo está disponível no canal Conteúdos Digitais do YouTube.



O segundo vídeo faz parte da série "60. second adventures in thought" da Open University, de Londres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...