quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ferramenta para Ensino - Caleidoscópio.

O Físico escocês David Brewster (veja imagem ao lado) nasceu em 1781. Foi membro da Royal Society of London. Durante sua carreira realizou importantes estudos no campo da Ótica com trabalhos sobre a polarização da luz e reflexão da luz nos cristais.

Brewster foi também empresário e editor. Foi o descobridor dos cristais biaxiais na refração da luz. Publicou trabalhos nas áreas de Eletricidade e Hidrodinâmica como também em matemática e astronomia. 

Por ironia se tornou famoso pela invenção de um instrumento de pesquisa que foi transformado num brinquedo: O caleidoscópio. O brinquedo fez enorme sucesso na Europa durante o século XIX e também foi muito usado pelos artistas para a obtenção de padrões de cores. Veja imagem de um desses padrões abaixo.




As imagens são realmente muito interessantes e podem ser usadas numa aula de Física quando tratamos da reflexão da luz, em Ótica. A professora Andréia Senra Coutinho, do Colégio João XXII, de Juiz de Fora - MG, usou o tema em uma de suas aulas de Artes. Veja o roteiro aqui

Com os computadores podemos simular os padrões de um caleidoscópio. São ótimos para ilustrar as aulas. Causam um bom efeito quando projetados em uma tela. Veja aqui uma dessas animações feitas em Flash. A imagem é interativa. Ao passar o mouse sobre ela podemos modificar os padrões.





Produção: inoyan.narod

Roteiro de aula: Portal do Professor, MEC.

Imagem de Brewster: Wikipédia



Informação via The Teacher List. Site sobre educação canadense de Pete Mackey, um professor de História e também professor de Ciência da Computação, na cidade de Alberta, Canada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...