Onde os átomos são construídos? Em primeiro lugar, um átomo não é uma coisa que se constrói numa oficina ali na próxima esquina.
A não ser por alguns tipos de átomos, como o urânio, que por um processo chamado decaimento radioativo se transformam de um tipo em outro, os átomos são estáveis, virtualmente eternos e são construídos em lugares muito especiais.
É um processo custoso tanto a destruição como a criação dos átomos. Os átomos mais simples, isto é, o hidrogênio e o hélio, foram construídos num tempo em que o Universo era bem jovem. Eles se tornaram o combustível da caldeira atômica que alimenta as estrelas.
Os átomos mais complexos, como o carbono, o oxigênio e o nitrogênio, foram construídos pelas estrelas mais jovens e espalhados pelo Universo no processo de morte dessas estrelas.
Gerações de estrelas foram nascendo e morrendo. No caminho semearam o cosmo com suas sementes: Os átomos mais complexos da tabela periódica que você pode consultar aqui. A visão poética de que somos poeira das estrelas é bastante real.
O vídeo a seguir é uma dramatização da resposta dada pelo astrofísico Dr. Neil DeGrasse Tyson a indagação da revista TIME: O que há de mais maravilhoso no universo?
O vídeo foi editado por Max Schlickenneyer. Repare, no primeiro minuto do vídeo, o disco de poeira que envolve uma estrela jovem e que dá origem aos planetas e, no final do vídeo o por do sol visto de Marte pela sonda Opportunity, que pode ser melhor visto aqui.
Este vídeo é disponibilizado pelo canal MaxSchlick do YouTube. A imagem do topo da página é do vídeo e mostra o lançamento do ônibus espacial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário