quinta-feira, 26 de abril de 2012

Exercício - Construção de ângulos.

Do ponto de vista da Física (Lembre-se: Para os Físicos a matemática é uma ferramenta) um ângulo pode ser entendido como a abertura entre duas semi-retas. Se desejar recorde a definição de ângulo aqui.

No entanto, não basta entender o conceito de ângulo, é importante também que se adquira a capacidade de fazer estimativas da medida de um ângulo.

Para treinar esta habilidade vamos nos utilizar do jogo "Derrube a nave alienígena". O jogo é uma produção do site Math Playground. O objetivo é atingir e derrubar uma nave alienígena utilizando-se da estimativa da medida do ângulo da elevação da nave no céu a partir do horizonte (linha  horizontal).



Abra a animação. Clique no botão "start" para abrir o jogo. Leia na mensagem escrita na parte superior da página a medida do ângulo de elevação que marca a posição da nave.

Mova a barra "set the angle" e construa o ângulo que segundo a sua estimativa tem a medida indicada. Se oriente pelas setas brancas.

Clique em "Check it" para disparar o míssil. Ele será disparado com este ângulo de elevação.


Confira o resultado na barra inferior esquerda. Para continuar no jogo clique em "Next".

Abra a animação e divirta-se aprendendo matemática.





Math Playground é uma criação de Colleen King, uma professora de matemática americana. Foi criado para dar aos seus alunos uma maneira divertida de treinar as teorias matemáticas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...