quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cientista - César Lattes e José Leite Lopes - Parte 1.

César Lattes e Leite Lopes.
Nas primeiras décadas do século XX ocorreram profundas mudanças na história humana.  Basta citar a crise econômica iniciada com a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929; as mudanças políticas que tiveram lugar com a ascensão do fascismo na Europa e do comunismo na Rússia; as duas Guerras Mundiais e a consolidação dos impérios americano e soviético.

Na Física, esse também foi um tempo de revoluções. Foram criadas a Teoria da Relatividade, para tratar do movimento a grande velocidade e fornecer um novo entendimento da gravitação e a Física Quântica, para tratar do mundo em pequena escala.

Na Mecânica Quântica os físicos encontraram a ferramenta ideal para  entender como a matéria é construída e quais os seus constituintes fundamentais. Começava aqui a construção do que hoje chamamos de Modelo Padrão. Para conhecer o modelo padrão das partículas fundamentais clique aqui.

O Brasil não poderia ficar imune: República Velha, o início da industrialização, a Revolução de Getúlio Vargas na década de 1930...e no meio de tudo isto nasce a Física Brasileira.

A história da Física no Brasil começa na Universidade de São Paulo (1934), no então Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e na Universidade do Distrito Federal (1935), no Rio de Janeiro, no curso de Física da Faculdade Nacional de Filosofia.

Das primeiras gerações de físicos brasileiros destaca-se a figura de Mario Schenberg cuja página na Wikipédia você pode consultar aqui.

É importante destacar que a Física Brasileira teve participação destacada no desenvolvimento do Modelo Padrão das partículas fundamentais. Nesse trabalho destaca-se a participação de dois grandes físicos: César Lattes e José Leite Lopes. Venha conhece-los.





O vídeo que estamos assistindo é uma produção da Andaluz. A direção é de José Mariani e a narração de Arnaldo Antunes.





Para informações adicionais sobre o prof César Lattes consulte aqui a página do CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) dedicada a ele.





Dos matemáticos citados acesse informações adicionais da Wikipédia sobre Theodoro Ramos clicando aqui e sobre Maurício Peixoto aqui.

Sobre o matemático Leopoldo Nachbin consulte aqui a sua página no IMPE (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

Clique aqui e assista aos episódios finais do documentário e leia informações adicionais sobre os outros físicos citados no documentário.



Fotografia dos professores César Lattes e Leite Lopes: Mundo fisico - Universidade do Estado de Santa Catarina

Informação via:  Physics Act

Vídeo: Canal Aprenda física, no Youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...