quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exercício - Lei de Snell

Considere um feixe de raios luminosos propagando-se pelo ar que incide sobre a superfície da água (Veja figura a seguir). Os raios luminosos deixam o ar e penetram na água. Isto é chamado de Refração


A lei de Snell trata da refração de um raio luminoso. Ela relaciona o ângulo de incidência (A1) do raio luminoso sobre uma superfície com o ângulo de refração (A2) desse raio. Os ângulos são sempre medidos em relação a reta normal  à superfície no ponto de incidência do raio luminoso (N)

Em outras palavras ela afirma que o seno desses ângulos está na razão inversa dos índices de refração dos meios ( n1 e n2) que o raio luminoso atravessa. Em termos matemáticos temos:


Veja o vídeo abaixo. Ele apresenta um raio luminoso sendo refratado num cristal. A experiência é repetida com vários valores para o ângulo de incidência.

Note que o operador toma todo o cuidado para fazer com que o raio incida sobre o centro do cristal semicircular. Com isso ele consegue fazer com que o raio, ao sair do cristal, seja refratado com ângulo de incidência nulo.

Assim, o raio não muda a direção e podemos medir, do lado de fora do cristal, o ângulo de refração do raio ao entrar no cristal. Você seria capaz de determinar o índice de refração do cristal? Aplique a lei de Snell.






Produção do vídeo: Canal QuantunBoffin, no Youtube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...