sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Aula - gráficos cartesianos.

Em ciências, quando estudamos um fenômeno da natureza, realizamos medidas. Essas medidas, geralmente, são expressas por meio de números. Obter informações muito frequentemente significa um estudo cuidadoso de colunas de números. Tudo muito tedioso e cansativo.

Existe uma maneira alternativa de expor essas medidas. Podemos transformar números em imagem. Assim criamos os gráficos. Estudar uma imagem é muito mais agradável e informativo. Uma imagem revela aspectos de um fenômeno que seriam percebidos com muita dificuldade estudando diretamente colunas de números.

Na cinemática estudamos o movimento através dos gráficos cartesianos. Temos os gráficos da posição X tempo, da velocidade X tempo e da aceleração X tempo.

A animação que vamos usar chama-se " O andarilho ". Nela estudamos o movimento de um jovem representado pelo bonequinho, no seu trajeto de sua casa para a escola.

Abra a animação. Se o desenho da Escola e os gráficos não aparecerem clique em "restart".Para iniciar o movimento deve-se clicar sobre a figura do aluno e arrastar o mouse. Enquanto botão esquerdo do mouse permanecer pressionado o tempo "corre", do contrário o tempo pára. As demais caixas de controle são as seguintes:
  • A caixa "Type of graphs" seleciona o número de gráficos que serão exibidos simultaneamente na tela. É possível exbir de uma só vez os gráficos da distância, da velocidade e da aceleração de um mesmo movimento do aluno.
  • As caixas "Top graphs","second graphs" e "Third graphs" selecionam os tipos de gráficos a serem exibidos.
  • A caixa "filtering" se refere à exibição da imagem. O padrão é "Heavy"
  • A caixa "interval" seleciona o intervalo de tempo a ser exibido no eixo horizontal.
  • Se o gráfico ficar muito pequeno, ou seja,se ele ficar concentrado em torno do eixo dos tempos clique na caixa "rescale" para mudar a escala do eixo vertical.
  • Para limpar os dados clique em "restart".
Movimente o aluno de todas maneiras que imaginar e estude com cuidado os gráficos resultantes de cada movimento. É importante aprender a "ler" uma figura. Isto só será adquirido com exercícios.
Para ter acesso a animação clique aqui.

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