sexta-feira, 30 de abril de 2010
Aula - Aceleração média.
Observando os objetos em movimento na natureza notamos que eles, em certas ocasiões, variam a rapidez com que se movimentam. Essa "variação da rapidez" do movimento é medida por uma grandeza física chamada aceleração.
A aceleração média é definida como se segue:
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Exemplo - Tipos de gráficos.
Gráficos são uma exelente maneira de mostrar informações. Ler e estudar uma figura é muito mais instrutivo e divertido que analisar colunas de números ( Esta era a maneira de dispor os dados para análise nos tempos antigos ).
Na física do ensino médio é comum se usar um tipo de gráfico muito pobre em termos visuais: os gráficos cartesianos. Ele é simples mas, por outro lado, é também muito eficiente. É o tipo de gráfico que usaremos para estudar os movimentos. Veja abaixo alguns exemplos de gráficos um pouco mais estimulantes.
Na física do ensino médio é comum se usar um tipo de gráfico muito pobre em termos visuais: os gráficos cartesianos. Ele é simples mas, por outro lado, é também muito eficiente. É o tipo de gráfico que usaremos para estudar os movimentos. Veja abaixo alguns exemplos de gráficos um pouco mais estimulantes.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Aula - Aceleração e desaceleração.
Vamos trabalhar com uma aula da Agência Espacial Européia ( ESA ) sobre aceleração. Nela é mostrada a animação de um veículo espacial usado para movimentação dos astronautas. Clique na seta vermelha e rode a animação no automático. A seta dupla roda a animação quadro a quadro.
Abaixo uma tradução livre do texto e uma explicação para cada quadro:
Abaixo uma tradução livre do texto e uma explicação para cada quadro:
- Aceleração é a taxa com que a velocidade muda.
- Se a velocidade de um objeto não muda não há aceleração, isto é, a aceleração é nula. Note pelas bandeiras que o veículo percorre distâncias iguais em intervalo de tempos iguais. Observe o gráfico velocidade (speed) versus tempo e note que a curva horizontal.
- Se a velocidade aumenta temos aceleração positiva. Note pelas bandeiras que o veículo percorre distâncias progressivamente cresentes para tempos iguais.Observe o gráfico e note que a curva está inclinada para direita ( aceleração positiva ).
- A aceleração é medida em metros por segundo ao quadrado. Uma aceleração de 2 m/s² significa que o veículo aumenta a sua velocidade de 2 m/s a cada segundo.
- Se a velocidade decresce então a aceleração é negativa ( desaceleração ). Note pelas bandeiras que o veículo percorre distâncias progressivamente menores a cada segundo e que o gráfico é inclinado para a esquerda ( aceleração negativa ).
- O veículo agora faz uma viagem. Observe pelo gráfico a partida ( aceleração ), um intervalo de velocidade constante e o período final de desacleração.
Abra a animação e bom estudo.
Assinar:
Postagens (Atom)