quinta-feira, 8 de abril de 2010

Exercício - Componentes perpendiculares de um vetor.

Temos trabalhado com os vetores usando a representação gráfica ( as setas ). No entanto, existe uma outra maneira de representar os vetores: a representação algébrica. Nela representamos os vetores pelas suas coordenadas.Vamos usar as coordenadas cartesianas.

Então os vetores são representados, no espaço, por uma trinca de números (x,y,z). No ensino médio trabalhamos com os vetores no plano. Para isto basta fazer "z" nulo. Ficamos com (x,y,0) = (x,y).

Na animação a seguir usamos as coordenadas mas o objetivo é trabalhar com as componentes. Entre com os valores das coordenadas nas respectivas caixas. A seguir clique em "resume" para criar o vetor. Observe as componentes sobre os eixos.

Seja criativo, digite coordenadas positivas e negativas. Se quiser trabalhar com os vetores no plano faça uma das coordenadas com valor nulo.

Siga o link e bom divertimento.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Aula - Componentes perpendiculares de um vetor.

Para estudar as componentes de um vetor sobre dois eixos perpendiculares entre si vamos usar o conceito matemático de projeção de um segmento sobre uma reta. Usamos duas direções perpendiculares entre si pois, se você observar com cuidado, verá que elas são indepedentes uma da outra, ou seja, a projeção de uma sobre a outra é nula.

Falando de física. É importante entender que o vetor representa uma grandeza. Logo, se o vetor tem uma componente numa direção isto significa que a grandeza tem "um efeito" naquela direção.

Se empurramos um objeto fazendo a força numa direção inclinada em relação à superfície temos que fazer uma força maior do que faríamos se a força fosse aplicada na horizontal para obter o mesmo efeito. Isto acontece por que parte da força está sendo usada para tentar levantar o objeto não para empurra-lo.




Os módulos da componentes de um pode ser facilmente calculado através das fórmulas:

terça-feira, 6 de abril de 2010

Aula - Equação horária do Movimento retilíneo uniforme.

Ao estudarmos uma equação física é importante ter sempre em mente que todas elas têm o seu campo de aplicação. Uma equação física não vale em todas as situações. Isto implica que elas somente fornecem resultados válidos dentro desses limites.

Portanto, ao aplica-las na resolução dos exercícios procure antes ter certeza de que esses limites não foram ultrapassados.


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